terça-feira, 25 de outubro de 2011

Desintoxique-se




Pensar em final de semana, logo vem o sinônimo de festas, churrascos, pizza, sorvete......., ou seja, alimentação desregrada com excesso de comida e bebida e pouca ou nenhuma atividade física!
Difícil encontrar uma pessoa que não acaba exagerando e promete no início da semana voltar à sua rotina de alimentação saudável.

Se você é uma dessas pessoas que acabou exagerando no fim de semana, recomendo que você faça a Dieta Desintoxicante. Entre os seus benefícios estão: eliminar as toxinas do organismo, purificar o intestino, ativar a circulação sanguínea e diminuir o inchaço.

Exemplo de um cardápio:

Café da Manhã

2 fatias de pão integral com 2 colheres de sopa de requeijão light + 1 xícara de chá verde, hortelã ou gengibre.

Lanche

2 fatias de melancia ou melão + 1 Castanha do Pará.

Almoço

1 prato com hortaliças cruas, que podem ser (nabo, cebola, alface, acelga, cenoura, salsa, couve, escarola, almeirão, rabanete e rúcula) e hortaliças cozidas que podem ser (chuchu, couve-de-bruxelas, couve-flor, brócolis, aspargo e alcachofra) + 5 a 6 colheres de sopa de arroz integral + 1 filé de frango grelhado.

Lanche:

1 maçã + 1 água de coco.

Jantar

1 prato da Sopa Desintoxicante (Receita Abaixo) + 3 torradas integrais.

Ceia

1 gelatina diet.

Receita da Sopa Desintoxicante

1 berinjela
2 pimentões
1 repolho grande
2 tomates
1 nabo
1 cebola grande
1 cenoura
2 maços de cebolinha
1 maço de aipo ou salsão
2 xícaras de vagem picada

Para o tempero procure usar ervas naturais. Corte os legumes em pedaços pequenos e cubra com água. Ferva por 10 minutos, abaixe o fogo e mantenha o ponto de fervura por aproximadamente 40 minutos.

Recomendações:
*Beber bastante água durante todo o dia.
*Não seguir este cardápio mais de 1 vez por semana, já que pode levar a deficiências nutricionais e assim o nosso objetivo de unir a alimentação à saúde não será atingido.
*Não realizar atividade física neste dia.

Beijos Nutridos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá, adorei essa dieta, que além de ser fácil (pois são alimentos fáceis de encontrar no mercado e em qualquer restaurante), também é gostosa. Bem acessível!
Estou sempre de olhos nas dicas da nutricionista Melina desde o primeiro post! Amando tudo!
BJs,
Tatiana Chumski.

blog de um manquitola disse...

Socorro!!!!
Não gosto quando as pessoas usam o termo "desintoxicar", é totalmente inapropriado. Está no Michaelis, desintoxicar: 1 Remover o poder tóxico de uma substância. 2 Desenvenenar.
Não existe dieta ou procedimento (já ouvi falar de fleet de carvão ativado) que seja capaz disso. Aliás ninguem se intoxica quando come churrasco, pizza ou sorvete, a não ser que estejam podres ou cheios de bacterias. Nessas dietas/eventos nós comemos muito de uma dieta desbalanceada (principalmente, gordura saturada).
Lembro ainda que o rim e o fígado são orgãos que existem (só) para fazer a real desintoxicação que, no nosso corpo, seria transformar os produtos dos alimentos sem utilidade, medicamentos, partes de celulas velhas, e coisas velhas do organismo (grosso modo) em novas substancias que sejam capazes de sair na urina, nas fezes, no suor e no ar exalado. Os rins e o fígado só não são capazes de fazer isso sozinhos quando a gente tá com o pé na cova. O organismo tem reserva de sobra!!!!!
Desse modo quem quiser se desintoxicar teria que fazer hemodiálise e colocar um fígado novo. Agora quem quiser rebalancer a dieta após um exagero no final de semana pode seguir essa ótima sugestão da Dra. Melina.
O que não dá para aguentar é essa intoxicação do nosso portugues!
Valeu,
Marcos Moraes

Anônimo disse...

Muito boa a dica Dra. Melina! Além de muito profissional é linda!
abraço, Jorge

Anônimo disse...

Oi, Melina! Obrigada pelas dicas, sempre muito úteis e oportunas! Estou muito satisfeita com os resultados do seu trabalho!
Aproveito para registrar que considerei as palavras de “Marcos Moraes” um tanto quanto inconvenientes, impróprias e deselegantes.
“Inapropriado”, na minha opinião , é a pessoa não compreender uma variante linguística e querer dar uma de grande entendedor do “nosso português”.
Beijo grande, querida! :)
Thaiana

Manu disse...

Oi prô adorei a dica e a receita da sopa é incrível obrigado por tudo bjos Manu..