segunda-feira, 5 de março de 2012

Musculação

Ai segunda-feira, dia de voltar à rotina.
Estou persistindo na dieta e malhação... uma escorregadinha aqui, outra ali mas o saldo é positivo e hoje tem Activa!

Os primeiros dias de exercícios deixam a gente com aquela dorzinha no corpo, não posso negar. Mas depois, vem aquela sensação gostosa de bem estar e energia causados pela endorfina.

 Meu objetivo é esculpir as formas, por isso estou fazendo musculação.
O meu treino, elaborado pelo professor Marcelo (depois da avaliação física), é um circuito nos aparelhos, sem intervalos entre as séries. Levo de 30 a 40 minutos para executá-lo e foi dividido em 3 partes que faço em dias alternados: um dia coxas, bíceps, pernas e tríceps, no outro glúteos, dorsais, peitorais, abdominais e ombros e no último uma mistura de todos os grupos musculares.

Também alterno o treino com atividades aeróbicas e no momento estou adorando as aulas de boxe!
Estou em busca de uma vida mais saudável e aconselho todo mundo a fazer o mesmo sempre com a orientação de um profissional, claro!



O que é endorfina?
A endorfina é um neurotransmissor, assim como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina, é uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso.
ENDORFINA é uma substância natural produzida pelo cérebro em resposta à atividade física, visando relaxar e preservar-nos da dor e que dá enorme prazer . Diferentemente de outras drogas, é produzida pelo próprio organismo e realmente dá prazer, despertando uma sensação de euforia,bem estar e é sinônimo de saúde.
As endorfinas foram descobertas em 1975. Foram encontradas 20 tipos diferentes de endorfinas no sistema nervoso, sendo a beta-Endorfina a mais eficiente pois é a qual dá o efeito mais eufórico ao cérebro. Ela é composta por 31 aminoácidos.

O que as Endorfinas fazem no nosso corpo?

• Melhoram a memória;
• Melhoram o estado de espírito (bom humor);
• Aumentam a resistência;
• Aumentam a disposição física e mental;
• Melhoram o nosso sistema imunológico;
• Bloqueiam as lesões dos vasos sanguíneos;
• Têm efeito antienvelhecimento, pois removem superóxidos;
• Aliviam as dores.
Atualmente sabemos que a endorfina é produzida na hipófise e liberada para o sangue juntamente com outros hormônios como o GH (hormônio do crescimento) e o ACTH (hormônio adrenocorticotrófico) que estimula a produção de adrenalina e cortisol. Após uma maratona observou-se aumento nos níveis sanguíneos de ACTH e endorfina. Esse aumento ocorreu de forma muito semelhante nos dois hormônios, alcançando seu pico no final da corrida (cerca de 5 vezes maior do que no repouso) e retornando ao níveis de repouso após 24 horas.
Fonte: pt.wikipedia.org

Nenhum comentário: