sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Saudade

Há uma saudade que não me deixa. A do cheiro de alfazema nas mãos da minha mãe.

Quando eu era pequena minha mãe tinha o hábito de esfregar perfume de alfazema nas mãos e depois passá-las em meus cabelos e das minhas irmãs. Muitas vezes ela fazia isso enquanto conversava algum assunto importante com a gente.

Sempre que a saudade me trás esse cheirinho, vem acompanhada de um carinho que tinha nas orientações que minha mãe nos dava. Eram coisas sobre estudar, ter boa educação, compreender.

É tão bom, mas tão bom lembrar disso que tenho o hábito de colocar alfazema nas minhas roupas de cama. Tem ali um cheirinho de cuidado de mãe que não deixa eu esquecer minhas raízes, minha história e não deixa eu me perder de mim.





4 comentários:

Anônimo disse...

Que lindo Sarah. Muitos cheiros e perfumes de almocos e jantares, de flores e lanches me enche de saudade da minha mae. Da minha infancia, da adolescencia e mesmo da vida adulta, quando a familia se reunia ou eu passava as tardes conversando e fazendo os arranjos flores para a casa. Quanta saudade!!!!!! Ana Maria.

Sarah Lopes disse...

Ana Maria que lindo o seu comentário, deixe seu e-mail para eu poder te responder. Que bom que também te inspirei. Bjs!

luciene disse...

Que lindo!! Que profundo as marcas das lembranças que carregamos em nossa memoria, esta presente em todos os sentido ate no perfume.
Curioso que ainda sinto o cheiro da barba feita que meu pai fazia, do abraço com cheiro de cigarro.
Ficou na minha memoria!!
bjs
Luciene

Rita Silveira disse...

São lembranças que não se apagam nunca... você me fez sentir o cheirinho da minha infância também. Lembro-me bem, num natal, dessas lembranças marcantes que, ao redor da mesa com a família, pais e irmãos, recebi meu presente. Era um vidro de alfazema que eu amava e, certamente esse cheirinho ficou na minha alma, pois até hoje quando sinto-o me faz voltar àquele dia e sentir a alegria do meu pai ao me presentear. Também uso em meus guardados, em meus armários e nos meus banhos para dormir. Aliás, hoje está fazendo 35 anos que "ele se foi". Bjs.