quinta-feira, 30 de junho de 2011

Champagne e as mulheres





Eu sou completamente apaixonada por espumantes , seja Prosecco, Champagne (aquele que é produzido na região de Champagne na França) ou Asti. E, como essa bebida conta muito da história das mulheres estando presente em momentos de celebração,conquistas e alegrias, principalmente as amorosas, resolvi conhecer melhor a  história  da bebida mais glamourosa e feminina que existe.



Originário da região de Champagne, cidade que fica a 150 quilômetros de Paris, o tipo de vinho mais sofisticado de todos, o Champagne é o eleito número um para 90% das mulheres.
Não é à toa que o nome do melhor Champagne do mundo foi batizado pelo seu criador. O monge Dom Pérignon (1668-1715), era o responsável pelas adegas da Abadia de Hautvilleres, na região francesa de Champagne,fundada no século VII,sob a ordem de Saint Benoit.
Dom Pérignon ficou curioso com a afirmação dos vinicultores de que certos tipos de vinhos fermentavam novamente depois de engarrafados. Acontece que, nesse processo, os gases estouravam as rolhas ou arrebentavam as garrafas. O monge então experimentou garrafas mais fortes e rolhas amarradas com arame, conseguindo obter a segunda fermentação dentro do recipiente. E assim surgiu um vinho espumante e delicioso que depois seria batizado de Champagne.
Mas havia um problema com o vinho: os resíduos da segunda fermentação permaneciam na garrafa, fazendo com que a bebida tivesse uma aparência feia, o líquido turvo e não límpido como é hoje. Foi então que a célebre viúva Clicquot (Viuve Clicquot), que também virou uma marca de Champagne, inventou os processos de remuage (girar as garrafas) e dégorgement (degolar).
No primeiro os funcionários da adega inclinam e giram as garrafas, fazendo com que os resíduos se descolem do corpo do recipiente e fiquem acumulados no gargalo. Aí então entra o dégorgement, que retira todas as impurezas, fazendo que o vinho fique límpido e transparente.

Mesmo sendo criado no final do século XVII, só no reinado de Luís XV (1710-1774), o Champagne tornou-se uma bebida famosa. Sua amante, Madame Pompadour, que ficou conhecida também pelo apoio que dava às artes, exaltava a bebida. Dizem que a origem do formato das taças usadas para se tomar o vinho foi inspirada no formato dos seus seios.
Até 1846, o Champagne era uma bebida de paladar doce, não existindo o seco (brut) ou o meio seco (demi-sec). Uma firma inglesa então encomendou um vinho espumante sem açúcar, durante certo tempo somente consumido na Inglaterra. Hoje todo o mundo, incluindo os franceses, aprecia e consome o Champagne seco, mais vendido que o doce.

O sucesso do Champagne atingiu o apogeu na Bèlle Èpoque e a partir daí acabou conquistando todo o mundo.
Durante a Revolução Francesa, o Champagne tornou-se uma bebida maldita por sua associação com a nobreza e o luxo da corte francesa. No Império de Napoleão então a bebida foi reconduzida ao seu lugar de destaque. A primeira marca de luxo do Champagne (Cuvée de Prestige) foi feita por ordem do Czar Alexandre II, quando da ocupação da França pelas tropas russas. As primeiras embalagens foram feitas em garrafas de cristal puro. Surgindo então a marca Cristal.

Enfim, as mulheres também ajudaram a escrever a história do Champagne. Tim tim!


Poesia para as belas


eu acho que a vida anda passando a mão em mim

eu acho que a vida anda passando a mão em mim

eu acho que a vida anda passando

eu acho que a vida anda

a vida anda em mim

a vida anda

eu acho que há vida em mim

há vida em mim

acho que a vida anda passando

a vida anda passando a mão em mim

e por falar em sexo

quem anda me comendo é o tempo

se bem que já faz tempo, mas eu escondia

porque ele me pegava a força

e por trás

até que um dia resolvi encará-lo de frente e disse: tempo, se você tem que me comer

que seja com meu consentimento, e me olhando nos olhos…

eu acho que eu ganhei o tempo

de lá pra cá ele tem sido bom comigo

dizem

que ando até remoçando.
(viviane mosé – vida/tempo)

terça-feira, 28 de junho de 2011

Blog adorável

New York é mesmo a cidade mais fashion e surpreendente do mundo e não é difícil encontrar inspiração sobretudo quando o assunto é moda mas, Ari Seth Cohen arrasou ao criar o blog Advanced Style mostrando que estilo não tem idade. Muita sensibilidade do cara que fotografa um estilo feliz de viver!



Alegria da conquista

Adorei a mensagem: seja qual for a sua "bicicleta" não desista. Se você quer você vai saber como andar de bicicleta. E você vai se sentir feliz!

Azul Klein



A gente batendo queixo e as lojas preparando as araras para as já lançadas, desfiladas e super divulgadas, via Internet,  coleções de verão.
Apesar de gostar muito de moda, e, ops....antes de dizer que você não liga para a moda, saiba que ela interfere e muito no seu dia-a-dia e ali na frente te pega pelo braço, ou pelo bolso. Bem, apesar de gostar muito, não me atrevo a fazer críticas sobre os desfiles, deixo o assunto para as super antenadas blogueiras de moda que nos mantém atualizadas e felizes com o seu trabalho e looks do dia. No máximo, comento alguma tendência que observei e como toda mulher fico doidinha para usar.

Já faz um tempinho que tenho visto e até usado algumas pecinhas com o incrível azul Klein, que aparece como forte tendência para o verão de 2012. Para quem não conhece, é muito parecido com o azul royal ou o cobalto e aparece em bolsas ( comprei uma Hermés linda ), sapatos, roupas e até esmaltes.

Pude conferir em vários blogs as coleções de verão da Arezzo e Schutz e fiquei apaixonada pelas bolsas, sandálias, espadrilles...em muitas cores vibrantes e o incrível azul está presente em quase toda a coleção. A Zara de NY também tinha peças lindas azuis que devem chegar ao Brasil para o nosso tão amado verão.

A cor já nasceu chiquérrima e foi patenteada como Azul Internacional Klein por Yves Klein um artista plástico francês cujas principais obras datam da década de 50.

Os blogs gringos de moda têm mostrado bastante, a linda Chiara do The Blonde Salad já fotografou vários looks de azul. As meninas do Look do Dia têm usado lindamente.... enfim a cor é o máximo e nos deixa com o visual super moderno.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Para rir juntos


Ontem fomos assistir Kung Fu Panda 2 e adoramos! O filme superou o primeiro.
Cenas de lutas incríveis com cenários lindos, trilha sonora emocionante e boas risadas.
Além da animação ser empolgante, me agradou demais a mensagem do filme que destaca o sentimento entre pais e filhos, os valores transferidos na educação e  diz que "não importa o que aconteceu no passado o que vale é o que você escolhe ser daqui pra frente".
Dica de mãe.