quarta-feira, 7 de março de 2012

Nutrição para Mulheres!


DEDICADA A TODAS VOCÊS!
 


 
Já dizia Elizabeth Somer “A mulher é muito especial! Sua natureza fisiológica, sua beleza natural, seus hormônios, suas alterações, fazem das mulheres seres diferentes do homem”.

A fisiologia especial da mulher a torna mais vulnerável a deficiências nutricionais durante os diferentes estágios da vida...por isso há um cuidado especial na alimentação em cada faixa etária.

20 AOS 39 ANOS: MULHER ADULTA

  •  Excelente período para adquirir hábitos para a vida inteira!

  •  Muita energia para batalhar pela ascensão profissional e para se dividir aos cuidados com a família, trabalho, casa...

Atenção para:
*Obstipação: consumir frutas, verduras, legumes, grãos integrais ricos em fibras.
*TPM: diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas, café, sal. Fazer refeições com carboidratos complexos: arroz, massa e pães integrais.
*Saúde dos ossos: consumir leite e derivados e também folhas verdes escuras.

40 AOS 59 ANOS: MULHER MADURA

  •  Fase em que a mulher está mais estabilizada profissional e emocionalmente.

  •  A tendência é engordar, aparecimento dos “pneus” na cintura e quadril.

Atenção para:
*Menopausa: consumir grão de soja, tofu, leite de soja.
*Osteoporose: consumir alimentos ricos em cálcio (leite e derivados, aveia, brócolis, sementes oleaginosas) e vitamina D (óleo de peixes como: bacalhau e salmão) além de uma breve exposição ao sol, pois o sol é necessário para que a pele sintetize a vitamina D.
*Câncer: consumir vegetais alaranjados como cenoura e abóbora (ação protetora contra o câncer de mama), repolho e couve-flor (aumentam as defesas contra agentes cancerígenos).

60 anos: MULHER IDOSA

  • Época em que há o controle da própria vida.

Atenção para:
*Artrite: consumir vegetais verdes e amarelos (ricos em vitamina C que ajudam a reduzir os danos às células) e ervilha e feijão (ricos em zinco que melhora o funcionamento do sistema imunológico).
*Artrose: manter o peso estável evitando o consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura.

Vale a pena lembrar que para cada pessoa há uma conduta alimentar a ser prescrita, por isso é importante procurar o/a profissional nutricionista que irá cuidar da sua alimentação!
Que tal se presentear neste dia com uma nova alimentação?
Eu desejo para as que já me escolheram como nutricionista e até viraram minhas amigas, e para as que ainda não são minhas pacientes, mas que sempre acompanham as minhas dicas....PARABÉNS!


Beijos Nutridos.

Melina Aniquini
melinaaniquini@hotmail.com



Nenhum comentário: